NDE se reúne para ajustes finais no Internato do curso de Medicina da UniFAI

Com intuito de acertar os últimos detalhes do Internato do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o Núcleo Docente Estruturante se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, no campus I da Instituição.

O internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes nas Unidades Básicas de Saúde e em Hospitais. Segundo a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a carga horária mínima do internato deve ser de 35% da carga horária total do curso, ou seja, uma média de 02 (dois) anos de estágio.

Os estágios ocorrem em forma de rodízio, ou seja, os alunos permanecerão em cada grande área da medicina por um período, sendo elas: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Pelo menos 30% da carga horária total do internato deve ser desenvolvida na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS, devendo predominar a carga horária em atenção básica em relação à de urgência e emergência.

O reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva esteve presente na reunião, bem como, o pró-reitor de ensino Prof. Dr. Delcio Cardim, a coordenadora pedagógica, Prof. Me. Simone Leite de Andrade, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de alinhar todas as etapas.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi. A primeira etapa do internato terá início em julho e será realizada nas Unidades de Saúde da Região Administrativa de Adamantina.

 

Por Jesana Lima

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional