Cemitério Vertical ainda não tem data para entrar em funcionamento

Apesar de a construção ter sido concluída no segundo semestre do ano passado, o inovador sistema vertical do Cemitério Municipal poderá ser colocado em funcionamento somente a partir do segundo semestre, conforme informação passada ao Folha Regional pela Prefeitura de Adamantina.

A previsão tem como base a capacidade do espaço ainda existente no Cemitério que abriga o tradicional sistema horizontal. “Em número não tem como projetar, mas a nossa estimativa é que dê para manter nesse molde por até seis meses”, disse o secretário municipal de Obras, Wellington Zerbini.

O posicionamento da Prefeitura é que inicie a utilização do sistema vertical apenas depois que a área do Cemitério Municipal não tiver mais capacidade de se abrir novos túmulos no chão. Localizado próximo ao portão lateral de acesso do Cemitério Municipal pelo Jardim Europa, o sistema vertical foi instalado pela empresa Da Vinci Montadora Industrial, de São José dos Pinhais-PR, composto por duas galerias com 104 gavetas, acopladas em uma tubulação que ficará responsável pela troca gasosa e descontaminação, regulada a partir de registros e operada por motor para filtrar os gases e acelerar a decomposição dos corpos.

As gavetas/túmulos são feitas de material reciclável (caixas de leite, copos, canudinhos e outros tipos de objetos). E o projeto completo prevê a construção de estrutura com 400 gavetas em toda a área destinada para abrigar o sistema vertical.

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional