Secretaria de Educação promove formação dos educadores e das ADIs

A Secretaria de Educação realizou a formação para educadores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI). O objetivo da ação foi acolher os novos profissionais e, ainda, dar ciência sobre o papel deles dentro das EMEIs.

A programação que foi dividida em dois dias, tratou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atribuições da função de educador e ADI, sobre a rotina das escolas, a importância do trabalho em equipe, as fases do desenvolvimento infantil, alimentação, saúde e higiene e um momento de interação entre a equipe.

A assessora técnico-pedagógica do município, Adriana Maria Muniz, explica que a intenção da secretaria foi fazer a acolhida e também amenizar a ansiedade que muitos estavam para conhecer um pouco do trabalho a ser realizado e também dar oportunidade para as diretoras conhecerem e conversarem com os novos integrantes da sua equipe pensando no atendimento adequado para as crianças.

“É importante para que os funcionários que estão ingressando conheçam um pouco sobre a rotina do trabalho nas EMEIs e que cheguem já tendo alguma noção daquilo que terão que fazer. Foi o primeiro contato com as diretoras que continuarão com as orientações no decorrer do ano e quando necessário”, explica a assessora técnico-pedagógica do município, Adriana Maria Muniz.

Além disso, foi realizado um workshop com o tema “Repensando o cotidiano do cuidado com crianças”, ministrada pela assistente social, mestre em educação, doutoranda em psicologia, terapeuta de família e casal, terapeuta comunitária, especialista em violência intrafamiliar, Neli Henriques Caccozzi.

“É um tema importante, pois nos levou a refletir sobre quem somos e o quanto as nossas atitudes podem atingir positivamente ou negativamente no desenvolvimento saudável das crianças, ressaltando a importância do afeto no trabalho com elas”, finaliza.

 

Ass. De Imprensa/Prefeitura

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional