1º Encontro sobre cultivares de soja para a Alta Paulista teve grande participação de produtores

O 1º Grande Encontro sobre Cultivares de Soja para a Região da Alta Paulista, realizado nesta terça-feira (22), na Apta Regional Alta Paulista, em Adamantina, evento destinado aos produtores rurais foi um grande sucesso e superou as expectativas iniciais. 

Com a realização do Polo Regional Alta Paulista e a coordenação do agrônomo e pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e efetivo do Governo do Estado de São Paulo, Fernando Takayuki Nakayama, contou com o apoio da CAMDA e várias outras empresas do setor.

A cultura da soja apresenta a cada ano maior demanda pelo aumento de consumo, sobretudo como commoditie para exportação. Neste contexto a região oeste de São Paulo, ocupada principalmente pela cultura da cana-de-açúcar torna-se uma potencial região para a soja, haja vista para reforma de canaviais.

Existem inúmeras opções de cultivares, porém a previsão de comportamento de cultivares de soja em um determinado local é dificultada, visto que em latitudes semelhantes ocorrem disponibilidades térmicas diferentes, tornando-se necessária a realização de ensaios de campo para se conhecer a fenologia das diferentes cultivares e o seu desempenho agronômico, tendo em vista que as mais adaptadas apresentam maiores níveis de produtividade e o sucesso em relação a esse parâmetro é condicionado pelo genótipo do material e pela sua interação com as variações ambientais.

Neste contexto, o objetivo do evento foi apresentar o desempenho agronômico de cultivares de soja na Região Paulista da Alta Paulista, visando atender a demanda de produtores e técnicos por informações imparciais para a escolha de cultivares mais adequadas ao plantio na região. 

Segundo o Engenheiro Agrônomo e pesquisador científico da Apta de Adamantina, Fernando Takayuki Nakayama, o evento superou as expectativas em relação à presença de público e o interesse dos produtores ao cultivo da soja em propriedades da região. Foram ofertadas inicialmente 400 vagas para o evento, porém segundo a organização, participaram mais de 450 pessoas e os principais objetivos foram alcançados.

 

FM Metrópole

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Folha Regional